terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Inania Verba / Três da Tribo

Inania Verba

E ela chegou no seu vestido demasiadamente preto. Foi dela a nobreza de um primeiro gesto. Tocando meu braço, perguntou-me como andava a vida.

E eu queria saber dizer. Eu poderia, na verdade. Mas é que o mundo gira muito mais rápido agora, entende? E o que eu falo nesse agora, já não é mais o que eu falaria há um minuto. As estações não se sucedem; dentro da gente, elas se imbricam. Existe tanto a ser dito. Eu não gostaria de, simplesmente... Entende? Não é tão fácil assim amassar e amansar tudo isso num só peito sem sangrar, sem gritar, sem fugir. E eu não queria nem gritar, nem fugir. O mal que é bem, e não se sabe. Não é fácil, entende? E se a palavra mal cuidada escapa, e se o vento fecha olhos e ouvidos, e se ele leva tudo pra outra ponta da margem do sentido? É muito perigoso pensar em dizer. É preciso silêncio. Eu preciso de silêncio pra pensar, pra dizer. Mas, com você, há crianças e velhos rabugentos discutindo em cada canto da minha criação e, quem sabe... Entende? É como olhar a árvore (reta, força, cor e céu) e pensar na raiz: o real está além do que se vê. Eu precisava me perder pra não te perder, e nos perdia.

- Bem, bem... E a sua?
(por Filipe Couto)


1 - Eu, Chris Ramalho (que escreveu o prefácio do meu livro) e Eliane Vieira (querida amiga, ex-companheira de licenciatura) criamos um blogue para reunirmos nossas experiências em sala de aula e algumas de nossas tentativas artísticas diversas. O "TRÊS DA TRIBO" pode ser acessado pelo link: http://www.tresdatribo.blogspot.com/ . Lá, vou contribuir, quinzenalmente, com análises de textos e com a produção de contos, como este "Inania Verba", que publiquei acima.

2 - Meu livro ("Breves Cantares de Nós Dois") já está na Livraria da Travessa e na livraria do Arteplex Unibanco, mas também pode ser encomendado, é claro, pelo site da editora: 
http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=49&idProduto=49 .

3 - Não abandonei as poesias aqui do blogue, não! Ainda este ano eu volto com coisa nova, como já prometi!

4 - "Inania verba", em latim, significa "palavras inúteis" e é título, também, de um famoso poema do mestre Olavo Bilac.

Beijos e abraços!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BREVES CANTARES DE NÓS DOIS - 9

Pessoal, tive a honra de participar de um dos mais tradicionais programas da tv brasileira, o SEM CENSURA (TV Brasil), para lançar o "Breves Cantares de Nós Dois". Para quem não pôde assisitir, eis aqui uma pequena amostra!


Beijos e abraços!